Notícias Antes do Tempo: Sites, Blogs Publicam Dados de Pesquisa de Saída Terça-feira Projetando Kerry Lead

Arquivo

Uma conclusão do dia da eleição de 2004 é clara: algumas novas mídias não seguem as regras antigas.

A principal regra antiga em vigor na noite de terça-feira foi um acordo alcançado pelas redes de TV e pela Associated Press para reter os resultados gerais das pesquisas de boca de urna até o encerramento das pesquisas.


Mas, no início da tarde, qualquer pessoa com conexão à Internet pode clicar em vários blogs e encontrar relatórios sobre os resultados das pesquisas de boca de urna. Talvez influenciados pelos relatórios do weblog, alguns outros meios de comunicação - incluindo Reuters e Knight-Ridder's Arauto do Sol — seguiu o exemplo e publicou dados de pesquisas de boca de urna também.

Às 18h hora do leste, bem antes do encerramento das urnas, o Arauto do Sol em Biloxi, Mississippi, publicou uma matéria em seu site informando: “Um corte inicial das pesquisas de boca de urna conduzidas pela CBS mostra o senador John Kerry à frente enquanto uma grande participação de eleitores vai às urnas na eleição presidencial. De acordo com as pesquisas de boca de urna, Kerry subiu 4 na Flórida, Michigan e Ohio, e subiu até 6 em Wisconsin”. Esse artigo foi publicado sob um Arauto do Sol linha de crédito sem assinatura individual. ( Clique aqui ver captura de tela da página inicial com título; Clique aqui para captura de tela do artigo)

Ainda antes, às 17h17. hora do leste, o serviço de notícias Reuters informou que muitos sites e blogs estavam publicando resultados de pesquisas de boca de urna antes do encerramento das pesquisas. Essa história observou que as pesquisas de boca de urna indicavam uma liderança de Kerry, embora não citasse resultados estaduais específicos. Outra história publicado uma hora depois (ainda antes do encerramento da votação) citou os resultados da pesquisa de boca de urna estadual.


Slate.com começou a publicar resultados de saída no início da tarde. Editor de ardósia Jacob Weisberg contou O jornal New York Times que pretendia publicar os resultados porque não queria colocar seu site “na posição paternalista de decidir que nossos leitores não são maduros o suficiente para reagir da maneira adequada às informações verdadeiras que possuímos”.

Ardósia , de propriedade da Microsoft, promovido primeiros resultados como o item principal em sua página inicial durante o dia. O site estava tão sobrecarregado de visitantes que, às vezes, as páginas carregavam lentamente.

Em uma reviravolta interessante, a National Public Radio, que é parceira de conteúdo da Slate no programa de rádio “ Dia a dia ”, observou naquele programa que a NPR não divulgaria dados de pesquisas de boca de urna antes do encerramento das pesquisas, mas informou aos ouvintes durante o dia de terça-feira que o Slate.com não estava operando sob essas mesmas restrições.

As redes de TV mencionaram que os resultados das pesquisas de boca de urna estavam circulando pela Internet, mas não informaram detalhes. Após uma série de ligações ruins na noite das eleições de 2000, as redes de TV prometeram ao Congresso que desta vez não projetariam resultados estaduais com base em pesquisas de boca de urna até que as urnas de um estado tivessem fechado .



Resultados do vazamento de “pequenos passarinhos”


Na metade do dia das eleições na terça-feira, os primeiros resultados das pesquisas de boca de urna estavam se espalhando pela Internet em blogs políticos - alguns dos quais receberam tanto tráfego que muitos de seus servidores ficaram sobrecarregados.

Como os blogueiros obtiveram os primeiros dados da pesquisa de saída? Ana Marie Cox, também conhecida como blogueira de fofocas de D.C. Wonkette ”, que estava postando dados de saída ao longo do dia, citou “pequenos passarinhos” que estavam enviando suas informações – e advertiu seus leitores a levar os números com “enormes colheres de sal”.

Cox temia que alguns dos números estivessem sendo filtrados por agentes de campanha e admitiu que talvez não fossem precisos.

Outros blogueiros também publicaram números antecipados de pesquisas de saída, incluindo: O Relatório Drudge (como fez em 2000), O Diário Kos , MeuDD , Átrios , e Linha de energia .

A coisa sobre blogs, é claro, é que uma história quente tende a se espalhar exponencialmente, então, no início da noite, os primeiros resultados da pesquisa de saída foram em toda a blogosfera .


Cidadãos vazadores


Em um exemplo intrigante de resultados iniciais de pesquisas de boca de urna, houve relatos de pessoas usando fóruns de discussão de sites de notícias para compartilhar os dados (que encontraram em blogs) com outras pessoas - apesar do fato de que as organizações de notícias que hospedam os fóruns podem ter foi proibido de publicar as notícias das pesquisas de boca de urna até o encerramento das pesquisas.

Christine Masters, coordenadora de novas mídias para Os tempos no noroeste de Indiana, relatou que alguns usuários dos fóruns de discussão de seu site postaram dados de pesquisas de saída copiados de blogs para compartilhá-los com outros usuários do site. Masters disse na noite de terça-feira que as postagens “permanecerão nos quadros até que terminem”, e que seu site não publicou os números das pesquisas de saída prematuramente.

Uma nova era político-mídia


O que tudo isso significa? Bem, para observadores astutos da mídia, não deveria ser surpresa que a Internet tenha apoiado uma filosofia de “a informação quer ser livre” no dia da eleição. Os executivos da mídia podem ter pretendido evitar influenciar o resultado da eleição concordando em controlar o momento da divulgação das pesquisas de boca de urna, mas na era da Internet não tenho certeza de que isso seja possível.

Os blogueiros, em particular, são canhões soltos quando se trata de informações que a mídia estabelecida procura controlar. Principalmente independentes sem mestres corporativos para cumprir – e muitas vezes sem treinamento ou padrões jornalísticos tradicionais – não se pode esperar que os blogueiros sigam as velhas regras da mídia.

CORREÇÃO: Este artigo afirmava originalmente que o blog Instapundit trazia os primeiros resultados da pesquisa de saída. Não.